Codhab – DF | 2018
Este projeto foi desenvolvido para o Concurso Nacional de
Arquitetura para a Escola Classe no Bairro Crixá, em São Sebastião (DF),
promovido e organizado pela CODHAB-DF, em 2018. Ancoramos
este projeto em quatro parâmetros norteadores: identidade e pertencimento;
integração urbana e ambiental; flexibilidade espacial; e pragmatismo criativo.
A unidade educacional conta com salas de aula e administrativas, quadra,
refeitório, pátios coberto e descoberto, estacionamento de automóveis e
bicicletário, salas de atividades compartilhadas com a população (leitura,
auditório, música e multimídia), grêmio escolar e espaços multiusos.
A paleta de cores foi inspirada nas referências simbólicas da paisagem natural e construída que definem o imaginário coletivo da região e dos seus moradores, além do uso de materiais que definam as características da edificação. Para a integração urbana, decidimos voltar o acesso social para a via com tráfego mais tranquilo e voltada para as quadras residenciais, para onde também estão voltadas as atividades pedagógicas que requerem maior silêncio, enquanto o acesso de serviços foi voltado para a via de maior fluxo, para onde se viram também as áreas de convivência.
ㅤ
Um dos maiores desafios deste projeto foi desenvolver uma proposta criativa utilizando a padronização de componentes que permitisse a flexibilidade espacial e uma forte identidade local. Eficiência energética e dos recursos naturais, conforto acústico, uso de materiais de fácil execução, aproveitamento do escalonamento do terreno e uma comunicação visual identitária foram propostas relevantes para o projeto.
Arquitetos: Alex Fagundes, Giuseppe Branquinho, Joellington Marinho, Lucas Figueiredo, Oliveira Júnior, Petrus Fernandes, Raphael Albuquerque, Renata Caiaffo, Thálita Zavaski, Thyago Ramon.