Centro de Referência da Renda Renascença | 2021
O recém-inaugurado Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato (Crença), funciona em um prédio histórico na cidade de Monteiro, interior da Paraíba. Nós, da Acro | Arquitetura em Comunicação, fomos responsáveis pelo projeto de reestruturação, revitalização e ressignificação do espaço, que agora, além de uma vitrine para a produção local do artesanato em Renda Renascença, será um ponto de encontro e capacitação das artesãs que poderão ali obter informações, orientações, cursos e oficinas. O Crença é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Monteiro e o Sebrae.
O prédio do Crença – Centro de Referência da Renda Renascença foi inaugurado recentemente na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. O imóvel onde está situado o projeto é um prédio histórico considerado um marco visual no coração da cidade. Construído por volta de 1922, pelo Tabelião Epaminondas Menezes, funcionava originalmente como comércio no térreo e residência no pavimento superior. Com o passar dos anos, o prédio foi sofrendo transformações em sua estrutura para abrigar os novos usos.
O nosso desafio neste projeto foi realizar diversos estudos com a finalidade de resgatar a identidade original do prédio, que foi alterada ao longo do tempo por reformas que ignoravam as peculiaridades da edificação. Além disso, adaptamos o uso para abrigar o Museu da Renda Renascença, no pavimento inferior, e um centro de acolhimento e capacitação para as rendeiras, no pavimento superior.
ㅤ
O Museu da Renda Renascença é uma vitrine para a produção local do artesanato em Renda Renascença, produto característico da região do Cariri paraibano e que ganha força no movimento do artesanato popular. Já o centro de capacitação é um espaço de encontro, troca de informações e promoção de cursos de qualificação e aperfeiçoamento para as rendeiras.
Arquitetos: Giuseppe Branquinho e Renata Caiaffo.
Crédito das Imagens: Acro Arquitetura, André Lúcio.